quinta-feira, 9 de junho de 2011

Lançado programa de capacitação de professores para o uso da informática nas escolas – Presidente Venceslau (SP)

A presença de recursos tecnológicos e de informática na vida das pessoas é uma realidade inquestionável e vem se tornando cada vez mais indispensável em nosso cotidiano. Nas escolas da rede municipal de ensino de Presidente Venceslau o uso de computadores como um instrumento de apoio pedagógico e de inclusão digital se consolidou como uma realidade e beneficiará cerca de 3.000 alunos do Jardim I ao 5º ano do ensino fundamental. Com o incentivo da administração Erbella/Monteiro e o apoio de programas governamentais, como o PROINFO, todas as unidades de ensino municipal contam com laboratórios de informática, equipados com computadores novos, modernos e em constante uso.
A partir de agora, a lacuna que restava para completar o ciclo no uso dos computadores no ambiente escolar está sendo preenchido pelo trabalho da Prefeitura de Venceslau, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) que lançou na noite de quinta-feira o Programa de Informática para as Escolas Municipais. O evento ocorreu na EMEF “Dr. Álvaro Coelho” e foi acompanhado pelo prefeito Ernane Erbella, por secretários municipais, por professoras, diretoras de escolas, assessoras pedagógicas e pais de alunos.



Através da empresa Multimídia Educacional, os estagiários das salas de informática das escolas foram capacitados para o uso de variados softwares e agora são os professores da rede que receberão capacitação técnica para usufruírem de todos os recursos disponíveis nos computadores, potencializando o uso da informática no apoio aos estudos. “Bem utilizada, informa, forma e instrumentaliza as novas gerações para a competitividade saudável. Foi assim que pensamos ao inserir a informática enquanto estratégia metodológica em nossas escolas”, disse a secretária municipal de Educação, Aldora Verissimo, durante a apresentação do Programa.
“Queremos para os nossos alunos o conhecimento dos conteúdos escolares básicos, mas, também, que sejam capazes de almejar horizontes mais amplos. E a informática bem utilizada poderá levá-los a isso”, ressaltou Aldora, agradecendo em seu discurso ao prefeito Erbella, por acreditar e incentivar as melhorias no setor educacional do município e às professoras, pelo “excelente trabalho que vem sendo realizado nas escolas”.


O diretor da empresa Multimídia Educacional, Eduardo Souza, esteve no evento e fez uma breve explanação sobre os cursos de capacitação. Os cursos poderão ser feitos pela internet, através de um portal de acesso exclusivo e terá etapas presenciais e à distância, podendo o professor optar pelo que melhor se ajustar às suas necessidades. Os cursos estão divididos em módulos com uma parte teórica, atividades práticas e avaliação.


O prefeito Ernane Erbella, ao fazer uso da palavra, reforçou alguns dos dizeres da secretária Aldora e enalteceu as professoras e equipes pedagógicas das escolas pelos seguidos avanços na qualidade do desempenho escolar, que têm sido observados tanto pela população quanto pelos mecanismos oficiais de avaliação dos governos estadual e federal, como são os casos do IDEB e IDESP. “A elevação nos índices de qualidade do ensino municipal deve-se à dedicação e empenho no processo de aprendizagem. Com os esforços de cada uma de vocês, acreditamos e contribuímos juntos na condução do futuro de nossas crianças e de nossa sociedade”, afirmou Erbella.


Atleta Olímpico - O lançamento do Programa de Informática para as Escolas Municipais contou ainda com a presença do atleta e medalhista olímpico André Domingos, bronze no revezamento 4x100 nas Olimpíadas de Atlanta/1996 e prata em Sydney/2000, além de campeão mundial nos jogos universitários de 1999 e recordista sul-americano do 4x100 metros com a marca de 37seg900.

André Domingos é padrinho de projetos que visam à aprendizagem digital e aproveitou o lançamento do programa de capacitação em Venceslau para contar um pouco sobre a história de sua vida, marcada pela superação pessoal e social.

Repetindo por algumas vezes o lema de que “o sucesso do esporte está ligado diretamente à educação”, Domingos contou sobre sua infância pobre, quando chegou a passar fome. Disse que foi “descoberto” para o esporte ainda criança, por um de seus professores. Treinava descalço e da mãe, empregada doméstica, ganhou um tênis doado o qual calçava mesmo sendo duas numerações menores do que o tamanho de seu pé. “Um dia, ao reclamar do tênis apertado, minha mãe me disse: ‘Pé de pobre não tem número’”, lembrou. Mesmo com dificuldade, treinou e gradualmente evoluiu nas técnicas das provas de curta distância, ganhando competições e notoriedade no esporte, chegando ao ápice de representar o Brasil em três Jogos Olímpicos consecutivos.

“O menino pobre, que passou fome, hoje frequenta o seu terceiro curso superior. Minha vida poderia ter tomado outros rumos, hoje eu poderia estar morto ou preso. Se aqui cheguei, devo muito à figura do professor”, pontuou o velocista, deixando como recado aos professores para que se dediquem cada vez mais aos alunos. Agradeceu ao prefeito Ernane Erbella por acreditar no programa de capacitação que, segundo o atleta “ajudará a abrir oportunidades para as crianças de hoje serem alguém na vida”. Domingos finalizou sua participação no evento com uma frase de reflexão. “Um Brasil melhor depende do trabalho de cada um. Se não conseguimos fazer um Brasil melhor agora, então nos empenhemos para fazer uma cidade melhor”, disse.

Fonte: Prefeitura de Venceslau

Inauguração Informática Pedagógica em Flórida Paulista

No dia 09 de junho, a Prefeitura de Flórida Paulista em parceria com a empresa Multimídia Educacional, realizou a cerimônia de inauguração do projeto de Informática Pedagógica que funcionará nas escolas Octaviano José Correia, no município de Flórida Paulista e na Escola Mariana Militão Rondon, do distrito do Indaiá.
Estiverem presentes no evento autoridades locais como o Prefeito Wilson Fróio Júnior, Carmem Lopes Paschoaleto, Diretora de Educação, Neuci Ramalho de Araújo Fróio, primeira-dama e Neide Aparecida Alessio Camacho, Vereadora. Também contou com a presença de Eduardo Souza, diretor da empresa Multimídia Educacional e do medalhista olímpico André Domingos, bem como a de professores e monitores de informática que integrarão o projeto.

Eduardo Souza, da Multimídia Educacional, Carmem Lopes Paschoaleto, Diretora de Educação, André Domingos, medalhista olímpico, Neide Aparecida Alessio Camacho Vereadora, Neuci Ramalho de Araújo Fróio 1ª Dama e Wilson Fróio Júnior, Prefeito.

Wilson Fróio Júnior Prefeito

Carmem Lopes Paschoaleto Diretora de Educação
Wilson Fróio Júnior Prefeito

André Domingos, medalhista olímpico.

Monitores de informática: Thaís Gomes dos Santos, Jéssica de Sousa Gazola e Natacha Herrera de Souza.